Atalhos

Perfil
Hardware
Pagina Inicial
História
Assine já

Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Evolução dos Monitores

Atualmente nos surpreendemos com o avanço tecnologico, como por exemplo a tela da linha do Macbook 2012, telas de alta definição e cada vez menores. Porém as telas já passaram por muitas transformações, que pode ser definida claramente como evoluções. Vejamos a história dos monitores.

 Surgi os primeiros monitores para computador
os Primeiros computadores
É dificil imaginar, mas os primeiros computadores não possuiam tela, a entrada dos dados éra realizada por cartões perfurados e a exibição dos processos realizados resultava em inumeras paginas impressas.
 
Teleimpressor militar
Eram computadores que ocupavam salas inteiras e muitos cabos interligados, o custo de um computador éra muito alto e dificil de operação, assim a ideia de torna-lo doméstico era considerada loucura.

O dominio  da tecnologia telesiva permitiu a ultilização na computação. Denomina-se de teleimpressor, os primeiros monitores para computador, na qual as antigas impressões foram subtituida por uma televisão.

 

Os monitores em computadores pessoais

Computadores VT05
A partir da ultilização do computador pessoal, utiliza-se a conexão com um televisor. Temos como exemplo o VT05
 O VT05 possuia tela integrada na propria estrutura. A tela deste computador exibia as informações em tempo real, composto basicamente de uma cor. Exibia apenas conteudo alfanuméricos em 20 linhas por 72 colunas.

Monitores Monocromáticos

Os televisores comuns foram substituidos pelos famosos monitores de tela verde,  possuindo assim mais nitides na exibição dos dados ainda alfanumericos. Assim o Computador IBM pc tornou um sucesso. Outras cor foi utilizada como é o caso do laranja. O monitor utilizava corrente eletrica para incandecer o fosfato gerando brilho, por isso o fato de os mesmos demorarem para desligar por alguns instântes. O sistema cormonocromático do equipamento ultilizava tons difirente para algumas aplicações e jogos.

Monitores Coloridos

Os monitores coloridos CRT, ultilizava a tecnologia das TVs no inicio eram adaptações destas tvs que gerava imagens atraves de tubos de raioscatódicos. Para que cada pixel (ponto de cor) receber cores diferentes ultiliza muita memoria do computador, na qual ao programar dispunha os pixels de mesma cor proximos.

Telas cada vez menores
No inicio da decada de  80 as telas de cirtal liquido, começavam a ser utilizadas em notebooks e outros aparelhos, porem possuia baixa qualidade de imagen e valor de aquisição muito alto. Porém logo houve avanço na qualidade de cores e ilunimação.Chegando na decada de 90 com os modelos LCDs.

O processo de evolução contribui para a redução do preço e aumento na qualidade.Algumas das tecnologias em monitores da atualidade são:

Telas LEDs e Telas OLEDs
As telas LEDs realizam a a iluminação atraves de diodos de emissão de luz - LED
As OLEDs   atraves de diodos organicos de emissão de luz
LED
OLED
 










Telas 3D Realiza a projeção das imagens

 

Telas sem fio - Ultiliza rede sem fio para receber as informações oriundas da Unidade Central de Processamento - CPU

   


Nenhum comentário:

Postar um comentário