Atalhos

Perfil
Hardware
Pagina Inicial
História
Assine já

Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

HIstória do Mouse






O uso do mouse possui grande relevancia na computação, provavelmente existam muitas pessoas que o utiliza diariamente, Mas poucos conhecem a história deste componente, então vamos conhecer ?


 


Surgimento do Mouse

na decada de 50 direto das pesquisa secretas da marinha canadênse  surge um invento que é considerado a primeira TackBall. Com o interesse de desenvolver tecnologias voltadas ao uso militar, Masce o DATAR, na qual um dos objetivos era o de forncecer informações dos radares e sonares de forma compartilhada. Para que se pudesse obter um visão mais clara do campo de batalha. Os dados eram envidados atraves deste dispositivo esferico.Sua patente não pode ser efetuada, pois se tratava de um invento militar secreto.


Somente em  na decada de 60 o prototipo do primeiro mouse é lançado. Criado pelo pesquisador Douglas Engelbart, do grupo de pesquisa da Stanford.Era uma caixa de madeira com um botão vermelho na superficie superior. Os computadores de sua epocapossuiam formas muito rusticas, considerando assim uma tecnologia muito avançada para a epoca.





No inicio da decada de 70 O primiro mouse a entrar no mercado, foi produzido pela empresa alemã Telefunken, chamado de “Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela.Porem entre A empresa xerox fabricante de computadores pessoais passou a vende-los no primiro computador desktop com interface grafica, o ALTO.
ALTO da Xerox
 
A Apple lança seu famoso computador pessoal LISA, em 1983. Integrado com o um mouse inspirado no desktops da Xerox. Com bola de metal e um unico botão na parte superior
Lisa Apple

Mouses Opticos

 As pesquisa relacionadas a mouse optico, foram efetivadas em 1999, no lançamento do IntelliMouse lançado pela Microsoft, seu sucesso é no fato de funcionar em quase todo tipo de superficie.Sendo subistituida a esfera, por um led infravermelho,  e com o scroll wheel na parte superior do mouse.

Alguns tipos de Mouses 

Mouse de dedo - Ferramenta pratica,aclopa-se no dedo ao dedo.



Mouse 3d - Especifico para ambientes 3d. Você terá um melhor aproveitamento.




Giroscopio - Não necessita de superficie para operação. somente alguns movimento leves.








Mouse sem fio - Evolução dos mouse  opticos cabeados, Funciona em frequencia bluetooth ou wifi.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário