Atalhos

Perfil
Hardware
Pagina Inicial
História
Assine já

Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Placa Mãe Momentos Históricos

 

 A placa mãe é fundamental para o funcionamento do computador. Ela é responsável por conectar todos os componentes. Podemos compara-la as ruas de uma cidade, por onde percorem diariamente carros, assim ela é utilizada como via de fluxo de dados. Faz a comunicação entre cpu e memoria ram; desde o teclado ao monitor.


 Um pouco da história...

Porém Os primeiros computadores não possuiam uma placa mãe, toda parte física ficava organizada dentro de salas enormes, os componentes do computador eram disposto em blocos separados. Alem do mais a ultilização do computador neste periodo voltava-se para o uso militar, Esses computadores eram exclusividades de apenas alguns paises .



A primeira placa mãe foi produzido pela empresa IBM em 1982 sua estrutura em questão  de disposição dos componentes ainda é basicamente a mesma. Apartir dai outras empresas passaram a ultilizar esta tecnologia como o caso da APPLE, lançando o Apple II.Contribuindo para que novos componentes fossem sendo incorporados na placa mãe.





Os Tipos  de Placa mãe:

AT
ATX
AT & ATX
BTX


As placas mães podem ser consideradas on-boards e off-board
On-boards: Quando os componentes estão conectados diretamente aos circuitos da placa mãe. Como é o caso do teclado, mouse, entre outros.
Off-boards: Quando componentes não estão ligados diretamente aos circuitos da placa mãe, existindo um intermediario, os Slots


Componentes principais
CPU
Responsavel por processar os dados, 
Memoria Ram

Memoria volatil do computador, serve para armazenar temporiamente os dados processados pela CPU, Sendo necessário o armazenamento no Disco rigido, pendrive e outras memorias de caracter permanente.
Memoria Rom (Bios)

Chip que contem informações de fabrica. Chamado de BIOS - Basic Input Output System.
Bateria

Mantem algumas informações do computador em funcionamento quando está desligado. Como o funcionamento da data/hora.
Chipset 

Chip que controla os dispositivos de entrada e saida, Possui 

          Chipset Norte - Basicamente faz ponte entre processador e memorias,em alguns casos com barramentos de alta velocidade,  como a exemplo PCI Express

          Chipset Sul -Basicamente faz ponte entre os perifericos, controladores HD e portas serial,paralelas, usb e outras.

Plug deAlimentação
Responsavel por receber a eletricidade para o funcionamento.


Slots de Expanção
Permite a conexão de mais componentes, como placas de rede, molden.



5 comentários: