Atalhos

Perfil
Hardware
Pagina Inicial
História
Assine já

Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

O Disco Rigido



O disco rigido, mais conhecido como HD (Hard Disk), possui papel fundamental no computador, pois ele armazenar o sistema operacional os programas e arquivos, tais como fotos, videos, texto. Este componente possui uma historia muito interessante. Então vamos conhecer  ?

As primeiras formas de armazenamento era conhecida como tambores. A primeira foi construida para a marinha norte americana denominada de ERA 110. Sua capacidade de armazenamento era de aproximadamente 1 MB.

ERA 110

O primeiro disco rigido foi utilizado em um computador da IBM em 1956 chamado de RAMAC 306, o disco possuia um tamanho de 24 polegadas e armazenava 5 Megas. Já na decada de 60 lançou uma linha que funcionava com cabeças de rolamento de ar com uma embalagem de disco rigido removivel.


Na decada de 70 lançou disco flexiveis de 8 polegadas que acompanhava divre leitor e fonte de alimentação.No mesmo período foi lançado o pai dos disco rigidos atuais, o Winchester 3340, totalmente lacrada com capacidade de 30 MB em cada um de seus dois fusos.

Outras empresas produziram Hds como é o caso da Seagate Technology na decada de 80, voltado para microprocessadores, Denominado de ST506, bastante  veloz e com hardware mais alto, sua capacidade de armazenamento era de 5 MB

Na decada de 90 os discos utlizavam tecnologia IDE, e ja existiamd HD de 40 MB. A evolução dos disco rigidos apresentou grandes trasformações. Nos primordios 5 MB de memoria valiam grandes fortunas. A qualidade tecnologia aumentou e os preços reduziram.

Curiosidade
 
Recentemente a IBM cria um sistema de armazenamento de 120 petabytes que equivale a 120 milhoes de Gigabytes

Nenhum comentário:

Postar um comentário